terça-feira, 27 de outubro de 2009

Inclusão digital no processo educativo




O Brasil é considerado um país de exclusão que não permite que as pessoas tenham acesso a serviços básicos como: saúde, moradia, lazer e educação inclusive nos aspecto digital. Na educação a exclusão social e digital andam juntas mesmo entre alunos e professores. Por esse motivo devemos tratar o assunto de forma que os mesmos possam alcançar uma formação plena e que tenham acesso aos meios digitais e que isso faça parte do cotidiano e que não haja dificuldades na utilização da tecnologia digital, que a princípio, deveria estar disponível para todos sem distinção.

A inclusão digital deveria ser encarada como um meio pelo qual as pessoas possam alcançar seus objectivos principalmente na educação utilizando essa tecnologia para obter vantagens em sua vida pessoal, inclusive como entretenimento. Com o computador o mundo todo está ao alcance de um clic no rato, você visualiza o mundo a sua frente podendo explorar tudo e qualquer tipo de assunto desde uma simples receita de bolo até aos mais avançados conceitos e teorias científicas.

No Brasil, a inclusão digital é uma tarefa difícil devido a fome, a miséria, baixos salários e preconceitos de todos os tipos onde a população em geral dá prioridade as necessidades básicas como alimentação e vestimenta. Uma população onde a maioria assalariada não tem condições de compra um PC que custa em torno de R$ 1.200,00.

Enquanto esta realidade prevalecer devemos lembrar o papel da escola e dos professores que devem se mobilizar a fim de viabilizar o contacto dos alunos com o computador e a Internet aproximando os dois, alunos e professores, no processo de ensino<->aprendizagem.


Não basta apenas investir no aumento no número de computadores e laboratórios, esta prática já vem sendo feita há algum tempo, como podemos observar na mídia, inauguração de escolas com salas equipadas com computadores e até mesmo projectos para doação de computadores portáteis, os chamados, Notebooks.


Devemos investir em material humano, articular projectos que viabilizem a qualificação de professores de modo que os mesmos tenham domínio da linguagem, em pequenos reparos, meios de comunicação, multimídias e softwears. Sendo assim devemos incluir primeiramente o professor e depois os alunos de forma a capacita-los para o trabalho com esse tipo de tecnologia tão importante para todos nós.

O treinamento do professor, no meio de inclusão digital, deve abordar a formação básica sobre o funcionamento dos computadores bem como os aplicativos visando a melhora no processo ensino aprendizagem, mostrando ao aluno e ao mesmo tempo incentivando-o de modo a desmistificar o uso acabando com medos e preocupações em relação ao computador.

Devemos mencionar também que alunos e professores se mantenham actualizados para que não baixe a qualidade, ou seja, alunos e professores devem estar em constante aprendizado e aprimoramento.


O professor, como detentor do conhecimento, deve motivar e promover mudanças a fim de que a inclusão aconteça cobrando e intensificando as actividades como forma de sensibilização.

Diante do que foi explicado devemos concluir que professores, alunos e a escola desempenham papel importante na inclusão digital uma vez que para muitos alunos, a escola será o único meio de ligação e acesso a computadores onde o professor deve estar preparado para promover o ensino, despertando no aluno um ser crítico e consciente do seu valor dentro da sociedade.


Apresentação do Blog.

Olá Pessoal:
Eu sou Roberto Carlos Monteiro, actualmente faço EAD pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS na faculdade de Educação Musical.
Este blog tem como objectivo concientizar a população sobre a importância da inclusão digital no processo educativo com o uso da tecnologia digital e meios de comunicação como a Internet em Educação Musical com a finalidade de proporcionar vantagens e facilidades aos usuários.